Avaliação Física e Funcional

A avaliação física é um componente indispensável para a mensuração da condição física atual do paciente. Quando realizada antes do início de um programa de treinamento físico podemos avaliar a condição física inicial e a evolução em curto, médio e longo prazo. Além de servir como embasamento para a formulação do programa de treino, e orientação do aluno.

A avaliação funcional estuda as diferentes estruturas do aparelho locomotor e o comportamento motor do atleta, para isso se baseia em meios visuais, manuais e instrumentais que visam a obtenção de dados quantitativos e qualitativos sobre as estruturas e os movimentos. O objetivo é detectar déficits e ou desalinhamentos posturais e musculares, que podem comprometer a prática esportiva ou predispor um indivíduo a lesões.

Sua importância é fundamental para indivíduos que querem iniciar uma atividade física, fisicamente ativos ou atletas, pois através dela o fisioterapeuta traça o objetivo do tratamento e orientações para a prevenção de possíveis lesões e/ou alterações posturais, bem como melhora da saúde e qualidade de vida.

Etapas da Avaliação:

  1. A avaliação funcional consiste na observação de forma dinâmica das cadeias cinéticas funcionais inferiores e superiores, com o objetivo de identificar alterações de força, controle do movimento, equilíbrio dentre outras.
  2. A avaliação postural consiste em mensurar os desequilíbrios posturais, com o objetivo de reestruturar nossas cadeias musculares, com isso melhora o gesto esportivo e o posicionamento na estática e dinâmica, diminuindo assim a sobrecarga do sistema postural e das articulações periféricas, como quadril, joelho, tornozelo, ombros e cotovelos;
  3. A avaliação física identifica a condição física que o paciente se encontra através dos testes de força, flexibilidade, medida de peso, altura, dobras cutâneas e perimetria.